PEQUENAS GRANDES CONSTRUÇÕES
A criança tem uma enorme
capacidade de criar e recriar as suas brincadeiras. Para algumas, a cadeira
vira ônibus, uma lata vira bola (rola de um lado para o outro), uma folha se
transforma em comida, e tem até perna que vira escorrega... Ou seja, o
cotidiano da criança, sua brincadeira está inserida em um contexto de
criatividade.
O dicionário descreve o
criativo como: que tem a capacidade de criar, de conceber e realizar coisas
novas, originais; incentivo; criador. (FONTE: FERREIRA, Aurélio Buarque de
Holanda. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa Aurélio Júnior. Editora
Positivo: Curitiba, 2011).
Portanto, assim é a
criança: realiza coisas novas, inventa novas brincadeiras a todo tempo. E cabe
ao adulto incentivar a imaginação, a criatividade.
Pensando nos estímulos,
na criatividade de cada criança, a proposta de hoje tem como sugestão o
seguinte: dispor de legos para os pequenos. Dentro de suas linguagens e
demonstrações é possível identificar qual a construção que o pequeno realizou. E
que tal a família entrar junto na brincadeira?
Caso a criança não tenha
o jogo do lego em casa, a brincadeira pode ser feita com potes, sucatas ou até
mesmo com latas de leite.
Durante a brincadeira
converse com a criança, vá nomeando os objetos/ legos, diga o que está
construindo, assim você estará ampliando o repertório de palavras do seu bebê,
mesmo que ele esteja balbuciando sons.
E aí, como foi esse
momento em família? Nos conte quais invenções foram realizadas através do e-mail
da turma pedacinhodoceucbn1y@gmail.com
ou da nossa página no Facebook.
SUGESTÃO DE LEITURA: “Criativos
e curiosos: a importância de estimular a imaginação do seu filho”.
Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Primeira-Infancia/noticia/2017/04/criativos-e-curiosos-importancia-de-estimular-imaginacao-do-seu-filho.html
Aproveitem
este momento!
Com
carinho, profess N1Y.
Nenhum comentário:
Postar um comentário