segunda-feira, 6 de julho de 2020

VAMOS CONSTRUIR?



PEQUENAS GRANDES CONSTRUÇÕES

            A criança tem uma enorme capacidade de criar e recriar as suas brincadeiras. Para algumas, a cadeira vira ônibus, uma lata vira bola (rola de um lado para o outro), uma folha se transforma em comida, e tem até perna que vira escorrega... Ou seja, o cotidiano da criança, sua brincadeira está inserida em um contexto de criatividade.
        O dicionário descreve o criativo como: que tem a capacidade de criar, de conceber e realizar coisas novas, originais; incentivo; criador. (FONTE: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa Aurélio Júnior. Editora Positivo: Curitiba, 2011).

         Portanto, assim é a criança: realiza coisas novas, inventa novas brincadeiras a todo tempo. E cabe ao adulto incentivar a imaginação, a criatividade.
            Pensando nos estímulos, na criatividade de cada criança, a proposta de hoje tem como sugestão o seguinte: dispor de legos para os pequenos. Dentro de suas linguagens e demonstrações é possível identificar qual a construção que o pequeno realizou. E que tal a família entrar junto na brincadeira?


            Caso a criança não tenha o jogo do lego em casa, a brincadeira pode ser feita com potes, sucatas ou até mesmo com latas de leite.


Durante a brincadeira converse com a criança, vá nomeando os objetos/ legos, diga o que está construindo, assim você estará ampliando o repertório de palavras do seu bebê, mesmo que ele esteja balbuciando sons.

            E aí, como foi esse momento em família? Nos conte quais invenções foram realizadas através do e-mail da turma pedacinhodoceucbn1y@gmail.com ou da nossa página no Facebook.

            SUGESTÃO DE LEITURA: Criativos e curiosos: a importância de estimular a imaginação do seu filho”. Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Primeira-Infancia/noticia/2017/04/criativos-e-curiosos-importancia-de-estimular-imaginacao-do-seu-filho.html

            Aproveitem este momento!
            Com carinho, profess N1Y.

Nenhum comentário:

Postar um comentário