segunda-feira, 29 de junho de 2020

Esticando nosso corpo!




Queridas Famílias!!
Esta semana gostaria de propor às crianças do Nível 1, uma brincadeira  bem  divertida  para realizar com o monitoramento de um adulto.  A  atividade tem como objetivo desenvolver a atenção, equilíbrio e noção espacial  dos bebês.

 Vamos lá galerinha pequena?
Materiais sugeridos: Duas cadeiras, barbante, balões, chocalhos de sucata, panelas, colher de pau,canecas, talheres, etc .
Organização do espaço: Amarrar um barbante em duas cadeiras e pendurar os materiais  que se tem em casa. Quem tem árvores  poderão pendurar também e se divertir de montão ao ar livre.
Realização da atividade: As crianças que estão  caminhando ,poderão fazer em pé,porém sugiro adaptar os suportes para o barbante (ganchos na parede, árvores do pátio, pessoas segurando). Eles deverão se espichar para tocar nos objetos utilizados. 
As crianças que estão sentando sozinhas poderão usar o suporte das cadeiras.




(imagem disponível em: http://massacuca.com/batuque-de-panelas/)

Sugestão:  A colher de pau poderá ser usada pela criança para alcançar os objetos, então deixe a disposição para observar se ela  pegará por conta própria caso não alcance com as mãos.


Usem sua criatividade e divirtam-se!!
Estarei aguardando o retorno desta brincadeira, que poderá ser enviado para o
e-mail da turma: pedacinhodoceun1y@gmail.com

Com carinho
Professora Simone ( Hora Atividade)

segunda-feira, 22 de junho de 2020

CESTO DOS TESOUROS



Família!
Vocês não acham curioso o quanto os pequenos gostam de brincar com os utensílios utilizados pelos familiares nas cozinhas? Ou até mesmo objetos dos quais a maioria dificilmente tem acesso fácil como seus brinquedos?
Então, a proposta de hoje é fazer do cesto da Chapeuzinho Vermelho, o Cesto dos Tesouros de cada pequeno. Cada família pode montar o seu, conforme disponibilidade dos objetos de casa.


CESTOS DOS TESOUROS E O BRINCAR HEURÍSTICO

A proposta de “cestos de tesouros” foi idealizada por Elinor Goldschmied - uma especialista inglesa em Educação Infantil - baseada em suas observações de como os bebês construíam conhecimento sobre o mundo a partir de objetos de uso cotidiano que seus pais entregavam a eles para entretê-los. Uma colher de pau, molhos de chave, uma pequena panela com tampa e fitas eram logo postos na boca, manipulados, chocoalhados e batidos para assim obter sons, experimentados em todas as suas possibilidades. A ideia dos “cestos dos tesouros” é oferecer aos bebês diferentes combinações desses objetos domésticos para que eles possam explorá-los livremente, assimiliando os objetos a sua ação, acomodando seu fazer a suas características e, diante de objetos que se mostrem mais desafiadores a sua ação, desenvolver novas formas de abordá-los. Eles aprendem, assim, a partir de sua experiência e dos sentidos.
(FONTE: DEHEINZELIN, Monique. Aprender com a criança: experiência e conhecimento: Livro do Professor da Educação Infantil: Creche e Pré-Escola: 0 a 5 anos e 11 meses. Autêntica Editora: Belo Horizonte, 2018).



Sugestões de materiais (que não ofereçam riscos aos bebês)  para serem colocados no cesto: pinhas, conchas do mar, penas, pincéis de cabo de madeira, colheres de pau e de metal, panelas pequenas, molhos de chaves, caixinhas de papelão, bandejas de ovos, novelos de lã, bolas de tênis, entre outros. 
Imagem retirada do site
https://maternarebrincar.files.wordpress.com/2014/11/cesto-dos-tesouros1.jpg


Profe Chica brincando com os cestos dos tesouros de nossa escola



Compartilhem conosco o cesto dos tesouros do seu pequeno(a) na nossa página do Facebook ou nos enviem pelo e-mail: pedacinhodoceucbn1y@gmail.com

Beijos no coração, Profes N1Y!


segunda-feira, 15 de junho de 2020

O QUE É QUE TEM DENTRO DO CESTO?



Fase oral: É por meio da boca que o bebê terá suas primeiras percepções/conhecimentos do mundo. A partir do momento que nasce até por volta dos 2 anos, a criança tem costume de levar objetos e aquilo que pode até a boca, por isso, essa parte do seu desenvolvimento é conhecida como a fase oral. Todo o prazer para a criança, será sentido pela boca, como é o caso da amamentação através do seio materno, que além de estimular a criança, o cérebro do bebê vai sentir prazer através da boca.
Pensando sobre isso, a proposta principal de hoje é fazer um momento de degustação com o pequeno, pois segundo Freud (p. 92) “A atividade de nutrição fornece as significações eletivas pelas quais se exprime e se organiza a relação de objeto: comer (...)”. (FONTE: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=6RNyDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA3&dq=cita%C3%A7%C3%A3o+freud+fase+oral&ots=LD2xN8VAyI&sig=zU7SqOW_oUEyTGht1fqmONU4Zb8#v=onepage&q&f=false)

COMER: CINCO SENTIDOS E O CORAÇÃO


Comer com afeto: é preciso confiança no que se come e em quem nos dá o alimento. Aprender a comer com gosto é um ato cotidiano que se constrói, com grande valor para a exploração e  manipulação dos alimentos, assim como realizar alguns preparos simples.

A comida como experiência, a aprendizagem sensorial: nenhuma criança consome os alimentos sem a experiência de comer seja medida por alguma sensação ou emoção. A alimentação envolve uma aprendizagem tanto sensorial como emocional, e vai configurando uma dimensão social. Desse modo uma educação alimentar é revelada por meninos e meninas.

Cor - explorar a cor é provocar o gosto, impactar a relação com a comida e o poder sensorial das comidas.

Cheiro - uma experiência sensorial é uma presença poderosa na memória.

Sabor - a criança amplia seus conhecimentos a partir das sensações que provocam os alimentos que experimenta.

SABORES, SENSAÇÕES, SENTIMENTOS 

Textura - a exploração dos alimentos agudiza o sentido do tato por intermédio do jogo com a língua e com a pele.

Mistura - a inspiração vem das mãos mesciando ingredientes, possibilitando transformar sua aparência, aroma, sabor, textura e cor.

Sentir e experimentar alimentos próprios de sua região para recuperar e transmitir tradições a novas gerações é experiência que faz parte de nossa trajetória  na Educação Infantil. Crianças e adultos, todos comemos. Que seja do modo mais prazeroso e criativo possível.


O CESTO DA CHAPEUZINHO VERMELH

A história “Chapeuzinho Vermelho” conta que a menina levava doces que sua mãe havia preparado para a sua avó. E no seu cesto? O que será que tem?

Este é um momento em que a família pode inventar e se reinventar. Qual a receita que a vovó da criança costuma (ou costumava) fazer? Neste momento a família pode preparar uma receita e preparar para a criança...
Imagem retirada do site https://imagens.app.foi.gl/82PJDuF9hLpE5hqJA 

 O que poderia ter de diferente nesta cesta? Algum alimento que o pequeno ainda não provou ou até mesmo aquele que gosta muito (frutas, algum outro alimento).

Imagem retirada do site https://images.app.goo.gl/MikxQebzM3k2WG8F7

Ou até mesmo uma nova brincadeira! Este é o cesto dos tesouros!


Imagem retirada do site https://images.app.goo.gl/YwxBnVychTLXe8kj6

Nos conte o que tinha dentro do cesto da criança e como esse momento foi apresentado, através da nossa página do Facebook ou nos enviem pelo e-mail: pedacinhodoceucbn1y@gmail.com
Estamos curiosas para saber quais as surpresas de cada um de vocês!

Ah! E caso você não tenha um cesto, a surpresa pode ser feita em uma bacia ou até mesmo com um pote.


Beijos no coração, Profes N1Y!












segunda-feira, 8 de junho de 2020

Hora do Conto "Chapeuzinho Vermelho"


HORA DO CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO

Que tal contar uma história para o seu pequeno?
Então, famílias! Com os "palitoches" enviados em nosso “kit”, pedimos que contem a história da Chapeuzinho Vermelho para seu filho (a), em um espaço tranquilo e organizado...


Caso não lembrem do enredo da história, segue aqui a sugestão:


Por que contar histórias para os bebês!?

Além de ser de extrema importância, a leitura auxilia no desenvolvimento de forma integral,  fazendo com que os pequenos desenvolvam conexões neurológicas, relacionando imagens de livros, revistas com o seu cotidiano, ampliação do  vocabulário, percepção de entonação de voz, movimentos corporais...) durante esse momento tão importante. O hábito de ler proporciona momentos de prazer para o bebê, fazendo com que ele tome gosto pela mesma!

Após as crianças brincarem com os personagens, pedimos que guardem os “palitoches” para um outro momento!

Compartilhe conosco o momento da história na nossa página do Facebook ou nos enviem pelo        e-mail: pedacinhodoceucbn1y@gmail.com

Beijos no coração, Profes N1Y!

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Vamos brincar de blackout!?



BLACKOUT COLORIDO


Para essa atividade, você irá precisar de um rolinho de papel higiênico com celofane e uma lanterna (pode-se usar a do telefone). Caso não tenha o material, passe aqui na nossa escola, pois tem um kit bem especial prontinho esperando por cada um de vocês!


Em um ambiente, apague todas as luzes e deixe que a luz da lanterna atravesse o celofane, colorindo assim o ambiente.


    O brincar com lanternas é fascinante. Então, imagina com ela colorida!?

Além da diversão, a atividade apura a visão da criança, bem como coordenação motora e noção espacial.

Então, quais as reações da criança?
 Conte-nos e compartilhe conosco os momentos da brincadeira na nossa página do Facebook ou nos enviem pelo e-mail: pedacinhodoceucbn1y@gmail.com

Beijos no coração, Profes N1Y!