segunda-feira, 30 de novembro de 2020

VAMOS BRINCAR DE TRANSFERÊNCIA!?


Chega uma certa etapa da vida dos nossos pequenos que eles começam a ter mais liberdade e independência diante de suas ações. Pegar o brinquedo que está no chão e colocá-lo no cesto já mostra o quanto estão crescendo. A alimentação muitas vezes já ocorre com as próprias mãos deles, como é o caso de frutas e biscoitos. Porém a alimentação com talheres ainda está em desenvolvimento, pois para alguns são os pais que os auxiliam na alimentação com esses utensílios. 

Então, para que nossos pequenos comecem a obter mais habilidades nos movimentos do cotidiano, a proposta de hoje vai auxiliar cada um a desenvolver melhor a coordenação motora fina, a concentração, a força e a independência.

A proposta é simples:

* pegue dois recipientes e coloque alguns objetos dentro de um deles: primeiramente, de forma oral, diga para a criança qual objeto você quer que ela pegue com a mão, para colocar no outro recipiente.

* Agora o desafio é com uma peneira: utilizando uma bacia com um pouco de água, demonstre para a criança a transferência dos objetos do recipiente cheio para o vazio. Após deixe que ela o faça. Lembrando da importância de sempre ter um adulto supervisionando a brincadeira.

Imagem retirada do site https://images.app.goo.gl/exJR4Z4PgTkwJmfm6


Queremos saber como foi essa proposta!

Por isso nos enviem foto e/ou vídeo, comentários através do e-mail da turma pedacinhodoceucbn1y@gmail.com ou pelo messenger do Facebook da escola.

Dica de leitura: Por que promover brincadeiras com água (disponível no site https://playlab.com.br/bussola/manual-dos-pais/jogos-e-brinquedos/agua-brincar/). 

Dica de leitura: Atividade - transferência de objetos (disponível no site https://deisejb.wixsite.com/mamaedacarol/single-post/2015/10/07/Atividade-Transfer%C3%AAncia-de-Objetos). 


Beijos, se cuidem e fiquem bem, profes N1Y ❤

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

EXPERENCIANDO A NATUREZA

 

Agradecemos a participação de cada família no nosso encontro online...
Como foi bom ver os rostinhos de cada um dos nossos pequenos, mesmo de longe! Beijos no coração, aproveite a atividade de hoje e as próximas que virão...

PROPOSTA DO DIA:

EXPERENCIANDO A NATUREZA

A proposta de hoje é baseada na parlenda “Andando pela floresta”, de Marcelo Serralva. Acompanhe a nossa querida auxiliar de ensino Élbia pelo vídeo!



De que forma podemos aproveitar as pedras, as folhas, a água e até mesmo os sons que estão ao nosso redor? A parlenda mostra que há alguém andando pela floresta. Então, na atividade de hoje vamos fazer do jardim, do pátio da nossa casa a nossa floresta e descobrir o que podemos fazer com o que ela tem a nos oferecer...

Imagem retirada do site https://images.app.goo.gl/srd2rWHkdXrhnTSF6

Imagem retirada do site https://images.app.goo.gl/igur2j6kU5X9N1AC6

Então, papai e mamãe, auxiliem seus pequenos nesse momento de observação, nomeando o que encontrarem pelo caminho, as cores dos elementos da natureza, ampliando assim o vocabulário da criança... Deixem os pequenos explorarem suas pequenas vivências que estão ao seu redor. Eles são pequenos pesquisadores e a cada dia descobrem o mundo que o cerca, mas cabe aos adultos apresentarem e proporcionarem esses pequenos grandes momentos para cada um.

Além do senso de observação, essa atividade possibilita aos pequenos a descoberta por diferentes sensações, formatos e cores.

E que tal deixar o seu bebê caminhando de pés descalços na grama, na terra ou até mesmo brincar com terra e água, tendo a interação de vocês? 

Queremos saber como foi esse momento em família e quais descobertas foram feitas pelos pequenos, por isso nos enviem foto e/ou vídeo dessa proposta através do e-mail da turma pedacinhodoceucbn1y@gmail.com ou pelo messenger do Facebook da escola.

Sugestão de leitura: Por uma infância conectada à natureza: Criança que brinca ao ar livre é mais ativa e feliz (disponível em https://www.sesc-sc.com.br/blog/educacao/por-uma-infancia-conectada-a-natureza-crianca-que-brinca-ao-ar-livre-e-mais-ativa-e-feliz).

Beijos, se cuidem e fiquem bem, profes N1Y 

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

CAMA DE GATO

 


A proposta de hoje é a atividade “Cama de gato”, que é uma brincadeira muito estimulante para os pequenos.

Você vai precisar de um cesto de plástico ou até mesmo uma caixa de papelão com alguns furos próximo a borda dela, objetos com diferentes cores, formas e texturas, barbante ou elástico.

O primeiro passo é colocar os objetos escolhidos no cesto ou na caixa. Após transpassar de um lado para o outro da caixa/ cesto o barbante/ elástico. A disposição que ficará o barbante deve ter em certo grau de facilidade e dificuldade para que a criança possa retirar os objetos de dentro da caixa ou do cesto. Agora a brincadeira está pronta para começar.

(Imagem retirada do site  https://farm8.static.flickr.com/7914/33495547778_0d6178f0ce_z.jpg ) 


(Imagem retirada do site  https://images.app.goo.gl/pYLq1wYuxVjiauxN9) 

(Imagem retirada do site  https://images.app.goo.gl/9Mf31Ezwii1fH3tB7) 

Cada objeto que a criança retirar de dentro do cesto ou da caixa, parabenize-a e a estimule a nomear os que ela for retirando. O adulto pode falar em voz alta e pedir para a criança repetir o que ele disser.

Essa atividade desenvolve a coordenação motora, resolução de problemas, atenção e organização espacial.

Variação da atividade: pode ser utilizada com utensílios de casa, como esponjas, caixas de ovos, tampas de potes, colheres, etc.

Essa brincadeira é pura diversão, pois tem descobertas e estímulo à curiosidade, onde o desafio de retirar e colocar todos os objetos pode levar um bom tempo, deixando os pequenos muito entretidos.

Queremos saber como foi esse momento em família e quais descobertas foram feitas pelos pequenos, por isso nos enviem foto e/ou vídeo dessa proposta através do e-mail da turma pedacinhodoceucbn1y@gmail.com ou pelo messenger do Facebook da escola.

Sugestão de leitura: Cama de gato para bebês: como fazer em casa (disponível em https://lunetas.com.br/faca-voce-mesmo-cama-de-gato-de-mao-para-bebes/#:~:text=Uma%20brincadeira%20tradicional%20das%20inf%C3%A2ncias,agu%C3%A7a%20a%20curiosidade%20dos%20pequeninos.&text=Massacuca-,Uma%20brincadeira%20tradicional%20das%20inf%C3%A2ncias%20).


Link do nosso encontro: https://meet.google.com/gex-yisr-vho

Não esqueça, de apresentarem as minhocas confeccionadas pelas famílias no encontro de hoje!

Beijos, se cuidem e fiquem bem, profes N1Y❤

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

PINTURA COM GELO


As cores sempre chamam muita atenção das crianças, sejam elas através de objetos, brinquedos ou até mesmo roupas. Além do lúdico, atividades que envolvam cores auxiliam em diversos aspectos do desenvolvimento das crianças. 

Para unir o lúdico com o desenvolvimento individual da criança e muita diversão, a proposta de hoje é fazer pinturas com gelo colorido, junto de seu filho(a).

(Imagem retirada do site https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3252602428110097&id=522821471088220)

Será necessário:

  • Forminha de gelo;

  • Água;

  • Corante alimentício ou suco de beterraba/ cenoura/ couve;

  • Palitos de picolé ou colheres pequenas. 

Em uma forminha de gelo, misture  a água com duas gotas de corante alimentício e coloque os palitos de picolé ou as colheres pequenas nós cubos para a formação do gelo. Leve ao freezer e espere ficar em forma sólida. Aí é só deixar a criança explorar que a diversão estará garantida.

(Imagem retirada do site https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3252602428110097&id=522821471088220)

Variação da atividade: caso não se tenha corante alimentício em casa, a atividade pode ser feita com suco de beterraba, de couve ou até mesmo de cenoura, colocando apenas o suco na forminha de gelo com os palitos de picolé ou colheres pequenas.

Além de ampliar o repertório sensorial da criança e estimular a imaginação, a atividade auxiliará no desenvolvimento cognitivo dos pequenos. Por isso é importante que ao escolher a cor para pintar, o adulto nomeie ela para a criança. Elogie as garatujas feitas pelos pequenos, aproveite e desenhe junto com a criança. 

Queremos saber como foi esse momento em família, por isso nos enviem foto e/ou vídeo dessa proposta através do e-mail da turma pedacinhodoceucbn1y@gmail.com ou pelo messenger do Facebook da escola.

Dica de leitura: Entenda como o uso das cores na educação infantil pode auxiliar no desenvolvimento (disponível em https://www.campusvilla.com.br/uso-das-cores-na-educacao-infantil/#:~:text=O%20uso%20de%20cores%20na,paladar%2C%20dentre%20v%C3%A1rias%20outras%20habilidades.). 

Link do nosso encontro: https://meet.google.com/gex-yisr-vho

Não esqueçam de usar a criatividade para prepararem uma minhoca de meia para o encontro desse dia😉

Beijos, se cuidem e fiquem bem, profes N1Y❤



terça-feira, 3 de novembro de 2020

CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ

 


Logo nos primeiros anos de vida, é importante que a criança se reconheça como indivíduo único e não como extensão dos pais. Geralmente esse reconhecimento começa com as partes do corpo, quando os familiares as nomeiam para as crianças e mostram a ela cada parte.

Ao nomear as partes do corpo para a criança, o adulto também estará auxiliando no desenvolvimento da linguagem do pequeno. Então, para desenvolver a linguagem da criança, fazer com que ela reconheça as partes do corpo e aprimore mais ainda sua coordenação motora ampla, a proposta de hoje é baseada na música “Eu conheço um jacaré...” (disponível em https://youtu.be/KtUXKsWsZvg).

Então, no primeiro momento, para que a criança reconheça as partes do corpo, o adulto falará cada uma delas, questionando onde elas se encontram, para que assim a criança as identifique em seu próprio corpo. 

A brincadeira pode ser feita a qualquer momento do dia, mas uma dica bem bacana é fazer a brincadeira na hora do banho da criança.

Após a identificação das partes do corpo, que tal brincar com elas através da música “Cabeça, ombro, joelho e pé”!? (disponível em https://youtu.be/vDee2bF8Xls).

Então vamos lá!

Assista e acompanhe a profe com a música...



Queremos saber como foi esse momento em família, por isso nos enviem foto e/ou vídeo dessa proposta através do e-mail da turma pedacinhodoceucbn1y@gmail.com ou pelo messenger do Facebook da escola.

Beijos, se cuidem e fiquem bem, profes N1Y 🥰