Que tal ampliar um pouco mais os vínculos afetivos com os pequenos?
Rir, sorrir e dar risada traz muitos benefícios para a saúde, além de aumentar os laços afetivos entre familiares e amigos. Qual pessoa que não gosta de dar risada, hein!? E as crianças, então, nem se fala... Por isso, a proposta de hoje é simples, mas com certeza toda a família vai querer repetir... Vamos conferir?!
Além de ampliar o vínculo afetivo e deixar registrado na memória da criança bons momentos, ao fazer cócegas na criança o adulto estará estimulando o contato físico entre a criança e ela aprenderá a lidar com surpresas ao longo da vida, pois a brincadeira não é feita em único lugar, nem tem hora pra começar, faz as crianças se sentirem mais felizes, pois a sensação libera a endorfina (hormônio da felicidade) do cérebro, fazendo com que elas aproveitem a brincadeira nesse momento feliz e agradável.
As cócegas também auxiliam no desenvolvimento cognitivo da criança, fortalece o sistema imunológico, ajudam a exercitar os músculos do corpo e no aparelho respiratório, já que através e durante a risada a criança precisa inalar e exalar o ar, fortalecendo também o coração.
Um dos sentidos aguçados pela proposta é o tato. A pele é o maior órgão do nosso corpo e para a criança ela tem um grande vínculo com a experimentação e as descobertas (bem a fase que nossos pequenos se encontram).
A diversão será garantida ao iniciar o movimento de cócegas na criança. Primeiro, experimente fazer “a distância": ao deitar a criança na cama, no sofá ou até mesmo em seu colo ou sentada, vá mexendo os dedos na direção da criança, dizendo o que vai fazer, mas sem encostar nela. As risadas já começam por aí. Após, faça como preferir: continuar nesse processo ou logo fazer de fato as cócegas no corpinho da criança. Vamos começar por um momento de descontração, fazendo cócegas nos pequenos.
A próxima proposta também vai ampliar o vínculo familiar da criança através do toque, pois com esse toque mais delicado, mais sensível, o papai e a mamãe estarão demonstrando carinho, afeto com o bebê. Para esse momento de tensão que todos estamos vivendo, a massagem ajudará a criança a relaxar um pouco também, melhorando a qualidade de vida do pequeno.
E para fortalecer esses momentos, que tal uma massagem relaxante? Para esse momento, opte por um lugar calmo, tranquilo ao som de uma música relaxante. Você também poderá utilizar na criança óleos, hidratantes ou até mesmo massagear com alguns objetos, como bolinhas de massagem.
Queremos saber como foram esses momentos, por isso nos enviem foto e/ou vídeo desse momento e pelo e-mail da turma
pedacinhodoceucbn1y@gmail.com ou pelo messenger do Facebook da escola.
Beijos, se cuidem e fiquem bem, profes N1Y ❤